Geral

Presidente do México descarta ação militar dos EUA no país; Casa Branca evita negar operação

Claudia Sheinbaum nega possibilidade de intervenção militar norte-americana e reforça posição contrária a operações unilaterais; porta-voz da Casa Branca não confirma nem descarta missão anticartel no México

04/11/2025
Presidente do México descarta ação militar dos EUA no país; Casa Branca evita negar operação
Foto: © AP Photo / Marco Ugarte

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou nesta terça-feira (4) que uma ação militar dos Estados Unidos em território mexicano "não acontecerá". A declaração foi dada em resposta a uma reportagem da NBC News, publicada na segunda-feira (3), que apontava que Washington teria iniciado o planejamento de uma nova missão anticartel no país vizinho.

"Não vai acontecer. Não temos nenhuma informação de que isso vá acontecer... E, além disso, não concordamos com isso", afirmou Sheinbaum durante coletiva de imprensa.

A presidente mexicana tem reiterado sua rejeição a qualquer ação militar unilateral dos EUA em solo mexicano, incluindo propostas do ex-presidente Donald Trump para enviar tropas a fim de combater cartéis.

Também nesta terça-feira, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, recusou-se a confirmar ou negar as informações sobre a possibilidade de envio de soldados ao México pelo governo republicano.

"Não é algo que eu confirmaria aqui do púlpito, mesmo que estivesse acontecendo. Não vou comentar sobre isso", declarou Leavitt a jornalistas ao ser questionada sobre o tema.

Desde setembro, ataques dos Estados Unidos contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Pacífico Leste e no Caribe resultaram na morte de dezenas de pessoas.

O governo Trump acusou as vítimas de serem traficantes de drogas, sem apresentar provas. Essas ações foram alvo de duras críticas, especialmente dos presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e da Venezuela, Nicolás Maduro.

Por Sputinik Brasil