Geral

Cúpula das Américas é adiada para 2026 devido a tensões políticas

República Dominicana decide postergar evento após dificuldades no diálogo entre países americanos

04/11/2025
Cúpula das Américas é adiada para 2026 devido a tensões políticas
Bandeira da República Dominicana - Foto: Depositphotos

O governo da República Dominicana anunciou o adiamento da Cúpula das Américas para 2026. O evento, inicialmente previsto para dezembro deste ano, foi postergado em meio a crescentes tensões políticas na região.

Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (3), a decisão foi tomada devido “às profundas divisões que atualmente dificultam o diálogo produtivo nas Américas”.

De acordo com a nota oficial, o adiamento foi definido “em comum acordo com nossos parceiros mais próximos, incluindo os Estados Unidos, idealizador original deste fórum, e outros países importantes”. O governo dominicano acrescentou que também consultou representantes de instituições internacionais envolvidas na organização da Cúpula, como o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O anúncio ocorre em um contexto de aumento da presença militar dos Estados Unidos no Caribe, além de ataques a embarcações que, segundo o governo de Donald Trump, transportavam drogas.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Em setembro, a República Dominicana já havia informado que não convidaria Cuba, Nicarágua e Venezuela para a cúpula, alegando que esses países “por diversas razões, haviam decidido não fazer parte da OEA e tampouco participaram da edição passada”. Segundo o governo dominicano, a medida buscava favorecer uma maior participação e garantir o desenvolvimento do fórum.

A Cúpula das Américas é um fórum de diálogo político de alto nível que reúne chefes de Estado e de Governo dos países do continente americano. A primeira edição ocorreu em Miami, em 1994, e a mais recente foi realizada em Los Angeles, em junho de 2022.

Até o momento, o Ministério das Relações Exteriores da República Dominicana não informou a nova data do evento em 2026.

Notícias relacionadas:

Foto: https://depositphotos.com/