Geral

Belém terá ponto facultativo em órgãos federais nos dias 6 e 7 de novembro

Medida facilita logística durante a realização da Cúpula do Clima, evento preparatório para a COP30

04/11/2025
Belém terá ponto facultativo em órgãos federais nos dias 6 e 7 de novembro

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) determinou ponto facultativo nos dias 6 e 7 de novembro para os órgãos públicos federais localizados em Belém. A decisão foi tomada devido à realização da Cúpula do Clima, evento preparatório que reunirá chefes de Estado e representantes de diversos países. A cúpula antecede a abertura oficial da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

De acordo com o MGI, "a iniciativa tem como objetivo facilitar a organização das atividades administrativas, o deslocamento da população e das delegações internacionais, considerando o aumento do fluxo de pessoas e o reforço na logística local durante os eventos".

A Cúpula do Clima contará com a participação de 143 delegações. A programação prevê uma plenária, que será aberta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 6, permanecendo em funcionamento até o final do dia 7 ou até o encerramento dos discursos nacionais dos líderes inscritos. Também estão previstas sessões temáticas nos dois dias de evento.

Pela primeira vez no Brasil, esse momento será realizado fora do calendário oficial da COP, mas manterá sua função de orientar e impulsionar a etapa de negociações.

A COP30 terá início no dia 10 e seguirá até 21 de novembro. O principal objetivo da conferência é definir medidas para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC até o final deste século, acelerando a implementação dos acordos já firmados em edições anteriores, especialmente o de Paris, em 2015.

Notícias relacionadas: