Geral
Hospital da Cidade reforça abordagem 'Saúde Única' no cuidado integral à população
Comemorado em 3 de novembro, o Dia Mundial e Nacional de Uma Só Saúde destaca a importância de uma visão integrada para o cuidado com a vida em todas as suas dimensões.
No Dia Mundial de Uma Só Saúde, celebrado em 3 de novembro, o Hospital da Cidade destaca a relevância da integração entre saúde humana, animal e ambiental, reforçando seu compromisso em promover ações conjuntas que buscam soluções mais amplas e sustentáveis para os desafios sanitários contemporâneos.
Gerido pela organização social Maceió Saúde, o Hospital da Cidade, primeiro hospital municipal de Maceió, tornou-se referência em atenção hospitalar, pautando-se pela qualidade, inovação e cuidado humanizado. Essa filosofia está alinhada aos princípios da Saúde Única, que busca promover o bem-estar das pessoas em harmonia com o meio em que vivem.
“A ideia da saúde única é o coração da forma como cuidamos das pessoas aqui. Esse conceito reconhece que a saúde humana está totalmente ligada à saúde dos animais e à saúde do meio ambiente. Para Maceió, uma cidade linda, com praia, área urbana e essa interação constante com a natureza, essa abordagem não é apenas boa, é fundamental. Precisamos olhar para esse pacote completo”, destaca Acleydna Ferro, coordenadora multiprofissional do Hospital da Cidade.
Segundo a coordenadora, a proposta vai muito além dos muros do hospital. “Não dá para cuidar bem da nossa população sem considerar o que está em volta, o ecossistema. Doenças que vêm de animais ou insetos, a qualidade do nosso ar, a qualidade da nossa água, tudo isso impacta diretamente o bem-estar de cada maceioense. É por isso que a Saúde Única é tão importante”, afirma.
Acleydna ressalta, ainda, que essa visão integrada orienta a forma como o Hospital da Cidade organiza o cuidado aos pacientes.
“Como coordenadora multiprofissional do hospital, vejo a Saúde Única como pilar da nossa integração entre as equipes. Aqui, nossa prioridade é que o paciente seja visto por inteiro. Isso significa que o tratamento não é responsabilidade apenas do médico ou do enfermeiro. Contamos com uma equipe completa de nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais”, detalha.
E completa: “Todos nós entendemos que fatores externos ao hospital, como condições de moradia, saneamento e até a forma como a pessoa convive com os animais, são cruciais para a saúde dela. Por isso, tudo isso faz parte da nossa abordagem de tratamento e prevenção”.
O Dia da Saúde Única promove a conscientização sobre a interconexão entre saúde humana, animal e ambiental, ressaltando a necessidade de estratégias integradas para o enfrentamento dos desafios de saúde pública.
Para Acleydna, essa filosofia amplia o papel do hospital e transforma a maneira de fazer saúde pública. “Essa abordagem da Saúde Única permite que o Hospital da Cidade atue de forma mais inteligente, proativa e preventiva. Ao adotarmos essa visão, não apenas tratamos as doenças já instaladas, mas também assumimos o compromisso de construir um futuro mais saudável e sustentável para todos em Maceió”, conclui.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas