Geral

Lula cobra investigação da PF sobre operação que deixou 121 mortos no Rio

Presidente defende participação de legistas da Polícia Federal na apuração da ação mais letal da história do Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes, incluindo quatro agentes.

Sputnik Brasil 04/11/2025
Lula cobra investigação da PF sobre operação que deixou 121 mortos no Rio
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou, nesta terça-feira (4), uma investigação rigorosa sobre a operação policial que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro, considerada a mais letal da história do estado.

Lula defendeu que legistas da Polícia Federal (PF) integrem o processo de apuração das mortes, incluindo a de quatro agentes, durante a ação realizada em 28 de outubro contra integrantes do Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha.

"A decisão do juiz era uma ordem de prisão, não uma ordem de matança — e houve matança”, afirmou Lula em entrevista durante viagem a Belém (PA).

O presidente destacou que o governo está articulando para garantir a participação dos legistas da PF nas investigações. O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará uma audiência nesta quarta-feira (5) para discutir o caso.