Geral
Febre maculosa provoca mais duas mortes no interior de São Paulo
Casos em Leme elevam para 20 o número de óbitos no estado em 2025; doença é transmitida pelo carrapato e tem alta letalidade
Duas pessoas morreram na cidade de Leme, no interior de São Paulo, em decorrência da febre maculosa na última semana. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município, que não divulgou nomes, gênero ou idades das vítimas.
Segundo a secretaria, equipes técnicas da prefeitura adotaram todas as medidas de controle e vigilância assim que os casos foram notificados. As ações de contenção estão sendo realizadas pelo Setor de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses.
O interior do estado de São Paulo enfrenta um aumento nos casos da doença, transmitida pelo carrapato. Em Salto, cidade a cerca de 90 quilômetros de Leme, foram registradas três mortes por febre maculosa em 2025. Um parque local foi interditado pela prefeitura após duas das vítimas frequentarem o espaço.
Neste ano, 36 casos da doença foram registrados em todo o estado, com 18 óbitos contabilizados até outubro. Com as novas mortes, o número de vítimas chega a 20. Em 2024, foram 72 casos, com 26 mortes.
Para mais informações, acesse o canal da Agência Brasil no WhatsApp.
Doença
A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável e com alta taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pela picada de carrapatos presentes em ambientes com animais domésticos, como cães, gatos, gado e áreas de vegetação alta.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, menos de 1% dos carrapatos-estrela estão contaminados com a bactéria responsável pela doença. Portanto, apenas o contato com carrapatos não significa infecção obrigatória.
Sintomas
Os principais sintomas da febre maculosa incluem febre súbita, dores de cabeça e articulares, fraqueza intensa, cansaço e falta de energia. Entre o terceiro e o quinto dia de infecção, podem surgir erupções cutâneas nos punhos e tornozelos, que eventualmente se espalham pelo corpo.
Prevenção
A prevenção é fundamental e envolve evitar áreas infestadas por carrapatos, usar calças compridas e botas ao circular em regiões de risco. Caso um carrapato seja encontrado na pele, deve ser removido imediatamente, sem esmagá-lo com as unhas.
*Estagiário sob supervisão de Odair Braz Junior
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas