Geral

Cadeirante cai de ônibus em Maceió ao tentar denunciar defeito em elevador de acessibilidade

Edmilson Silva de Sá, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, registrava o problema quando o equipamento falhou e provocou a queda

Redação 04/11/2025
Cadeirante cai de ônibus em Maceió ao tentar denunciar defeito em elevador de acessibilidade
Foto/Reprodução - Instagram

Um cadeirante caiu de um ônibus do transporte coletivo em Maceió enquanto gravava um vídeo para denunciar o mau funcionamento do elevador de acessibilidade do veículo. O caso ocorreu no Conjunto José Tenório, no bairro da Serraria, parte alta da capital, e foi o segundo episódio semelhante envolvendo a mesma vítima neste mês.

A vítima é Edmilson Silva de Sá, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que relatou o ocorrido nas redes sociais. Nas imagens, ele aparece tentando desembarcar com o auxílio do elevador, quando o equipamento perde força e o deixa cair. “Tudo porque o elevador está com problema, não conseguiu me subir, não teve força. E aí, quando eu vou sair, a cadeira vira. Saí todo machucado”, desabafou.

O vídeo mostra o momento em que Edmilson despenca do equipamento e o celular cai no chão. Populares que estavam no local o ajudaram a se levantar. Ele afirmou ainda que a primeira queda aconteceu dias antes, no bairro Cidade Universitária, próximo à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), também por falha no elevador de um ônibus.

Em nota, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informou que a empresa responsável pelo veículo foi notificada e que as autuações cabíveis já foram aplicadas. O órgão reforçou que a manutenção dos elevadores e demais sistemas é de responsabilidade das empresas operadoras.

O DMTT também destacou que realiza fiscalizações regulares nos veículos do transporte coletivo e que ônibus com irregularidades são lacrados e retirados de circulação até que todos os problemas sejam resolvidos.

O órgão se solidarizou com Edmilson e afirmou estar à disposição para prestar apoio e esclarecimentos sobre o caso.