Geral
Taxas futuras de juros sobem levemente na ponta longa, influenciadas por dólar e cenário fiscal
Movimento reflete cautela do mercado diante de fatores políticos e alta da moeda americana; temor com reforma do Imposto de Renda pesa sobre expectativas
Após uma abertura marcada pela estabilidade em toda a curva, o mercado futuro de juros passou a operar, próximo ao fim da manhã desta terça-feira (4), com leve alta nos vencimentos mais longos, sinalizando aumento na percepção de risco. A valorização do dólar e o leilão de títulos prefixados do Tesouro contribuíram para pressionar as taxas, enquanto agentes financeiros acompanham atentamente os desdobramentos políticos que impactam o cenário fiscal.
Segundo Guilherme Sousa, economista da Ativa Investimentos, há preocupação no mercado de que o texto da reforma do Imposto de Renda, atualmente em tramitação no Congresso, possa sofrer alterações com efeitos negativos sobre as contas públicas. "O fiscal segue como tema muito sensível e vejo esse como o principal motivo para o aumento na parte mais longa da curva", avalia Sousa.
Às 11h26, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2027 registrava taxa de 13,870%, ante 13,887% do ajuste anterior.
O DI para janeiro de 2029 projetava 13,12%, frente a 13,10% observados na segunda-feira. Já a taxa para janeiro de 2030 era de 13,28%, contra 13,25% no ajuste anterior.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas