Geral

Polícia do Rio investiga esquema de desvio de verbas em creches

Vereadora Gigi Castilho é alvo de operação que apura fraudes em repasses a creches conveniadas na zona oeste do Rio

04/11/2025
Polícia do Rio investiga esquema de desvio de verbas em creches

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira (4), uma operação para desarticular um esquema de desvio de verbas destinadas a creches localizadas na zona oeste da capital fluminense. Entre os investigados está a vereadora Gigi Castilho (Republicanos). A Justiça autorizou o cumprimento de 29 mandados de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, os suspeitos utilizavam notas fiscais superfaturadas para desviar recursos repassados pela Prefeitura do Rio a sete creches conveniadas. Essas instituições privadas são contratadas pelo poder público para atender regiões sem oferta de creches municipais.

Para viabilizar o esquema, os acusados criaram empresas de fachada em nome de laranjas. Essas empresas emitiam notas fiscais referentes a produtos e serviços que não eram entregues, mas que eram apresentadas à Secretaria Municipal de Educação para justificar o repasse dos recursos.

Saques em espécie

A investigação aponta que apenas uma das creches envolvidas recebeu cerca de R$ 9 milhões em seis meses. Desse total, aproximadamente R$ 1,5 milhão foi sacado em espécie, em 816 operações bancárias — movimentação considerada incompatível com o perfil e as atividades da instituição.

Com a operação, os agentes buscam apreender documentos, computadores, celulares, mídias eletrônicas e materiais contábeis para subsidiar a análise financeira do esquema. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e apurar a participação de eventuais servidores públicos.

A Agência Brasil tentou contato com a vereadora Gigi Castilho por meio de seu gabinete, mas não obteve retorno até o momento. A Secretaria Municipal de Educação também foi procurada, mas ainda não se manifestou.

Notícias relacionadas: