Geral

CAE do Senado inicia análise de projeto que amplia isenção do Imposto de Renda

Proposta prevê isenção para salários de até R$ 5 mil; relator Renan Calheiros mantém texto aprovado pela Câmara

04/11/2025
CAE do Senado inicia análise de projeto que amplia isenção do Imposto de Renda
- Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado iniciou, na manhã desta terça-feira (4), a análise do Projeto de Lei 1.087/2025, que propõe ampliar a isenção do Imposto de Renda (IR) para salários de até R$ 5 mil. O relator da matéria, senador Renan Calheiros (MDB-AL), realizou a leitura de seu parecer, mantendo todos os pontos do texto aprovado pela Câmara dos Deputados em outubro.

Há expectativa de que senadores do PL solicitem pedido de vista, o que pode adiar a votação para a quarta-feira (5). Caso o pedido seja formalizado, os parlamentares terão mais tempo para analisar a proposta.

O texto foi aprovado pela Câmara no início de outubro. Durante sua tramitação, Renan Calheiros fez críticas ao projeto, apontando possíveis inconstitucionalidades, sobretudo pela ausência de compensações financeiras para pontos incluídos pelos deputados.

Na semana passada, o relator afirmou que trabalhava com cinco cenários possíveis para o andamento do projeto. Após um mês de análise, porém, decidiu manter o texto como veio da Câmara, realizando apenas ajustes de redação. Segundo Renan, essa decisão visa garantir que a proposta siga diretamente para sanção presidencial, agilizando sua tramitação.