Geral
Enel SP afirma ter reduzido em 90% as interrupções de energia superiores a 24 horas
Empresa destaca ações concretas para melhorar o serviço, mas Aneel aponta deficiências e mantém análise sobre renovação da concessão
A Enel São Paulo informou nesta terça-feira, 4, durante reunião pública na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que registrou uma redução de 90% nas interrupções no fornecimento de energia superiores a 24 horas, considerando o período de novembro de 2023 até outubro de 2025. Segundo a concessionária, foram adotadas medidas "concretas e mensuráveis", como ampliação das equipes de atendimento e realização de podas arbóreas que impactam a fiação elétrica.
Pela manhã, a diretoria da Aneel iniciou a avaliação do termo de intimação de 2024, que trata de um relatório sobre possíveis "falhas e transgressões à legislação" cometidas pela Enel SP.
Representantes da empresa destacaram diferentes melhorias, incluindo a exigência de mobilização de equipes em até 24 horas em situações de contingência extrema e avanços em indicadores relacionados a ocorrências emergenciais.
A conclusão da Aneel sobre esse processo é fundamental para que a agência possa dar andamento ao pedido de renovação da concessão da Enel em São Paulo.
Postura da empresa surpreende diretoria da Aneel
A diretora da Aneel, Agnes de Aragão da Costa, afirmou que há "surpresa quanto à postura" da Enel São Paulo diante da resistência em reconhecer "deficiências que resultaram em reiterado desempenho insatisfatório da concessionária frente a situações de emergência". Agnes destacou ainda a "flagrante ausência" de evolução no desempenho da empresa em 2024.
A diretoria da Aneel ainda não concluiu a votação, mas há indicativo de que a análise seja estendida até março de 2026.
Durante sua análise, Agnes de Aragão da Costa reconheceu que houve "evolução concreta" na performance da Enel SP em relação aos itens abordados no termo de intimação de 2024, sinalizando "avanços estruturais relevantes".
No entanto, apesar dos progressos, a diretora ressaltou que a empresa ainda apresenta desempenho inferior à média das demais distribuidoras do Estado de São Paulo, tanto no Tempo Médio de Atendimento às Ocorrências Emergenciais (TMAE) quanto nas interrupções superiores a 24 horas. O processo segue em discussão na agência reguladora.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas