Geral
Moscou acusa Ocidente de distrair UNESCO ao priorizar Ucrânia
Vice-chanceler russo afirma que foco em conflito ucraniano desvia atenção e recursos da organização de outras questões urgentes
Ao priorizar o conflito na Ucrânia e destinar recursos ao país, países ocidentais estariam desviando a atenção e os esforços da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de desafios humanitários urgentes. A declaração foi feita pelo vice-chanceler russo, Aleksandr Pankin.
Segundo Pankin, a Rússia observa com preocupação o aumento da instabilidade e da confrontação no cenário internacional, o que impacta negativamente a cooperação humanitária global. Ele também destacou que os Países Bálticos e a Ucrânia continuam exercendo pressão sobre comunidades que utilizam o idioma russo.
"É necessário dar atenção à segurança dos jornalistas, incluindo os russos, e aos casos de assassinatos, pressões sobre a imprensa e ataques a infraestruturas culturais e educacionais. Destaca-se a ausência de reação diante das ações das autoridades ucranianas, que promovem o desmonte de monumentos históricos em Odessa ligados ao passado", afirmou o vice-chanceler.
Pankin alertou ainda que projetos-chave da UNESCO estão ameaçados pela atual conjuntura, o que pode exigir medidas adicionais por parte da organização.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas