Geral
Exportações de petróleo russo à Índia avançam mesmo sob sanções ocidentais
Volume de petróleo russo enviado ao mercado indiano cresce em outubro, segundo dados de consultorias internacionais, apesar das restrições impostas pelos EUA.
As importações de petróleo bruto da Rússia pela Índia registraram alta em outubro na comparação com o mês anterior, segundo informações da agência Reuters divulgadas nesta segunda-feira (3), com base em dados preliminares das empresas de análise Kpler e OilX.
A Kpler estimou que as exportações de petróleo russo para a Índia atingiram cerca de 1,48 milhão de barris por dia (bpd) em outubro, superando os 1,44 milhão de bpd registrados em setembro. A OilX apresentou números semelhantes: 1,48 milhão de bpd em outubro e 1,43 milhão em setembro. Os dados não incluem o petróleo de origem cazaque exportado via Rússia, destacou a agência.
No fim de outubro, os Estados Unidos impuseram sanções às gigantes russas do setor petrolífero, Rosneft e Lukoil, além de suas subsidiárias.
Anteriormente, foi informado que tanto China quanto Índia pretendem manter as importações de petróleo russo, mesmo diante das sanções impostas pelo governo dos EUA contra as empresas russas mencionadas.
Desde o início das restrições ocidentais, Moscou redirecionou suas exportações de petróleo para o mercado asiático. Em 2025, cerca de 47% das vendas russas de petróleo bruto devem ser destinadas à China, enquanto 38% serão direcionadas à Índia.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas