Geral
Trump bloqueia acordo da Nvidia com a China para chips avançados
Assessores do ex-presidente dos EUA consideraram a transação uma ameaça à segurança nacional e vetaram a venda de chips de inteligência artificial ao mercado chinês.
								Autoridades dos Estados Unidos convenceram o então presidente Donald Trump a bloquear um acordo da Nvidia com a China para a venda de chips avançados de inteligência artificial.
Enquanto Trump se preparava para sua viagem à Ásia em outubro, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, pressionava para que o presidente autorizasse a comercialização da nova geração de chips para o mercado chinês. O acordo, avaliado em dezenas de bilhões de dólares, garantiria o acesso da empresa ao estratégico mercado da China.
No entanto, assessores de Trump consideraram a transação uma ameaça à segurança nacional e recomendaram o bloqueio da venda. Com isso, a negociação dos chips Blackwell não chegou a ser discutida durante as conversas entre Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, realizadas na última semana na Coreia do Sul.
Segundo informações do Wall Street Journal, a Nvidia aguarda agora a aprovação do governo americano para comercializar uma versão menos potente do chip destinada ao mercado chinês. Durante um evento da empresa, realizado antes da viagem de Trump à Ásia, Jensen Huang manifestou preocupação com a possibilidade de os EUA perderem espaço no mercado chinês.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
- 
	
		1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
 - 
	
		2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
 - 
	
		3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
 - 
	
		4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
 - 
	
		5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas