Geral

EUA propõem criação de força internacional para atuar na Faixa de Gaza

Projeto de resolução apresentado ao Conselho de Segurança da ONU sugere missão de segurança por pelo menos dois anos, com amplos poderes de governança

03/11/2025
EUA propõem criação de força internacional para atuar na Faixa de Gaza
Foto: © AP Photo / Jehad Alshrafi

Os Estados Unidos encaminharam a diversos membros do Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que prevê a criação de forças de segurança internacionais para atuar na Faixa de Gaza por um período mínimo de dois anos, segundo informações do portal Axios, que teve acesso ao documento.

De acordo com a publicação, a proposta concederia aos EUA e a outros países envolvidos amplos poderes para administrar a Faixa de Gaza e garantir a segurança da região até o final de 2027, com possibilidade de prorrogação desse prazo.

A divulgação do projeto ocorre no mesmo dia em que as Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que militares israelenses abriram fogo contra palestinos que cruzaram a linha de retirada na Faixa de Gaza e se aproximaram das tropas.

"Hoje, as FDI identificaram terroristas que cruzaram a linha amarela e avançaram em direção às tropas israelenses no sul da Faixa de Gaza, representando uma ameaça imediata. Após a identificação, as FDI, por via aérea e terrestre, atacaram os terroristas para eliminar a ameaça às tropas."

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, também declarou nesta segunda-feira que Israel deve interromper as frequentes violações do cessar-fogo, apoiado pelos Estados Unidos, em Gaza e cumprir sua obrigação de permitir o acesso da ajuda humanitária.

Segundo a agência Reuters, Fidan fez essas declarações após uma reunião ministerial em Istambul, que contou com representantes do Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Paquistão, Indonésia e Turquia.

Por Sputinik Brasil