Geral
PMI industrial do Japão recua para 48,2 em outubro, aponta S&P Global
Indicador segue abaixo do nível de 50, sinalizando contração da atividade manufatureira japonesa; demanda fraca e custos elevados pressionam setor
								O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Japão recuou de 48,5 em setembro para 48,2 em outubro, conforme pesquisa final divulgada nesta terça-feira (4) pela S&P Global em parceria com o Jibun Bank. O resultado mantém o indicador abaixo do patamar neutro de 50, o que indica contração da atividade no setor manufatureiro.
Segundo Pollyanna De Lima, economista da S&P Global, a fraqueza da demanda — especialmente nos segmentos automotivo e de semicondutores — impactou negativamente a indústria japonesa, levando a uma queda acentuada nos novos pedidos, a mais intensa desde o início de 2024. "Os fabricantes não apenas enfrentaram a redução da demanda, mas também lidaram com um aumento expressivo nos custos durante outubro", destacou.
Ainda de acordo com a especialista, embora a produção tenha registrado retração no mês, o recuo foi "relativamente contido". Ela ressalta que, apesar do cenário desafiador, as empresas mantêm confiança nas perspectivas de crescimento para os próximos meses.
Mais lidas
- 
	
		1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
 - 
	
		2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
 - 
	
		3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
 - 
	
		4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
 - 
	
		5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas