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Portos do Açu e Antuérpia-Bruges firmam acordo para corredor de e-combustíveis
Parceria internacional visa criar rota marítima verde entre Brasil e Europa até 2030, impulsionando exportação de amônia e hidrogênio verde
								O Porto do Açu e o Porto de Antuérpia-Bruges assinaram nesta segunda-feira (3) uma carta de intenções para criar um corredor marítimo verde entre Brasil e Europa, com potencial para se tornar a primeira grande rota de exportação de e-combustíveis do mundo. O objetivo é que o corredor esteja em operação antes de 2030, conforme anunciaram as duas empresas durante o Oceans of Opportunity Summit, no Rio de Janeiro.
Segundo o Porto do Açu, o acordo resulta de um estudo de pré-viabilidade conduzido pelo Rocky Mountain Institute (RMI) e Global Maritime Forum (GMF), apresentado no evento que reuniu líderes dos setores portuário, marítimo, energético, financeiro e governamental para debater a descarbonização marítima no Brasil.
"Trabalhamos para que o Porto do Açu seja um hub global de exportação de combustíveis marítimos de emissão zero, estrategicamente posicionado para conectar a produção brasileira à crescente demanda europeia por soluções de baixo carbono. A criação do corredor reforça nossa estratégia de ser o porto da transição energética no Brasil", afirmou Rogério Zampronha, CEO da Prumo.
O Porto de Antuérpia-Bruges, um dos maiores polos industriais da Europa, projeta importar de 6 a 10 milhões de toneladas de amônia verde por ano até 2030, o que equivale a 1,2 a 1,5 milhão de toneladas de hidrogênio verde. Essa demanda poderá ser suprida pela produção brasileira, incluindo o hub de hidrogênio e derivados do Porto do Açu.
"A parceria com o Porto de Antuérpia-Bruges mostra o poder da cooperação internacional e como podemos contribuir para uma economia marítima sustentável e circular. O Açu é um ecossistema que entrega resultados reais, com disponibilidade de energia e um modelo de porto privado que garante agilidade, eficiência e os mais altos padrões ESG", afirmou Eugenio Figueiredo, CEO do Porto do Açu.
O estudo de pré-viabilidade aponta vantagens comerciais para o corredor Açu-Antuérpia: as operações dos navios podem se aproximar da paridade de custos com combustíveis convencionais, graças aos novos incentivos da Organização Marítima Internacional (IMO); a infraestrutura necessária já foi mapeada, incluindo terminais, protocolos de segurança e requisitos regulatórios; e há viabilidade comercial para atender à demanda europeia com baixo risco de compliance.
"A parceria com o Porto do Açu é um marco na construção de um corredor transatlântico de energia verde. Juntos, estamos preparando os primeiros fluxos de importação de amônia verde do Açu para Antuérpia-Bruges, impulsionando uma economia marítima verdadeiramente sustentável e circular", destacou Kristof Waterschoot, CEO do Porto de Antuérpia-Bruges Internacional.
O mapeamento ainda ressalta que o Brasil possui condições competitivas para se tornar um dos maiores produtores globais de e-combustíveis, apoiado por uma matriz elétrica predominantemente renovável, políticas públicas favoráveis e baixo custo de capital. A implementação do IMO Net Zero Framework, prevista para o próximo ano, e políticas europeias como FuelEU Maritime e Emissions Trading System (ETS) devem criar incentivos adicionais para combustíveis de emissão zero ou quase zero. O setor marítimo responde atualmente por cerca de 80% do comércio mundial em volume e por aproximadamente 3% das emissões globais.
"O Brasil tem os recursos para liderar o mundo em combustíveis marítimos sustentáveis e competitivos. Possui ótimas energias renováveis, carbono natural, uma indústria de recursos naturais próspera e conectividade que o tornarão uma potência global na próxima economia de energia e o posiciona como líder para nos levar até lá", destacou Jon Creyts, CEO da RMI.
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