Geral

Membro do Fed afirma que decisão sobre juros em dezembro ainda não está tomada

Presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, destaca que inflação permanece como principal preocupação e adota postura cautelosa diante do cenário econômico.

03/11/2025
Membro do Fed afirma que decisão sobre juros em dezembro ainda não está tomada
- Foto: Reprodução

O presidente do Federal Reserve (Fed), de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou nesta segunda-feira, 3, que ainda não definiu sua posição sobre a próxima decisão de política monetária da instituição, marcada para dezembro. Segundo Goolsbee, “o limite para cortar os juros é mais alto do que nas duas reuniões anteriores”, conforme declarou em entrevista ao Yahoo! Finance.

O dirigente ressaltou que pouco mudou no cenário econômico desde o encontro de setembro, mas reforçou que a inflação continua sendo o principal foco de preocupação. “Tenho me preocupado mais com a inflação do que com os riscos do mercado de trabalho”, afirmou, destacando que “a inflação de serviços é uma área de preocupação”.

Goolsbee avaliou que o momento atual exige prudência. “Devemos ter cuidado quando a economia está nesse momento de transição”, declarou, observando que o mercado de trabalho apresenta sinais mistos. “Algumas métricas importantes do mercado de trabalho têm sido bastante estáveis”, pontuou, embora tenha reconhecido que a taxa de contratação segue baixa. “É um dos fatores mais fracos da nossa economia.”

O presidente do Fed de Chicago acrescentou que permanece “cauteloso” em relação aos dados de demissões, ressaltando a necessidade de monitorar o comportamento das empresas de perto.

Apesar das incertezas, Goolsbee acredita que há espaço para otimismo. “Um caminho dourado para a economia ainda é possível”, afirmou, acrescentando que, no médio prazo, “as taxas de juros devem se estabilizar em um nível bem abaixo do atual”.