Geral

Saúde promove curso de triagem neonatal para profissionais da Atenção Primária

Capacitação é voltada para enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades de Saúde

03/11/2025
Saúde promove curso de triagem neonatal para profissionais da Atenção Primária
Foto: Reprodução internet

Com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados ao público infantil e a mulheres puérperas, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) realiza, no próximo dia 13 de novembro, uma capacitação sobre triagem neonatal, com ênfase no teste do pezinho. O curso é destinado às equipes de enfermagem da Atenção Primária e visa atualizar os profissionais quanto ao acolhimento e ao manejo do exame.

A formação, voltada para enfermeiros(as) e técnicos(as) de enfermagem que atuam diretamente com as usuárias, acontecerá no auditório da SMS, das 8h às 14h. Interessados em participar podem se inscrever pelo link: https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/login.

A iniciativa, promovida pelo Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SMS, reforça a importância do teste do pezinho na prevenção e promoção da saúde na primeira infância.

De acordo com Marglene Oliveira, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, é fundamental que os pais realizem o teste do pezinho para garantir a saúde dos filhos.

“As doenças identificadas pelo teste do pezinho podem causar sérios danos ao desenvolvimento da criança. É importante ficar atento ao período estipulado pelo Ministério da Saúde para a realização do exame, que deve ocorrer entre 48 horas e o quinto dia de vida, aumentando a chance de detecção precoce das doenças e a assertividade dos resultados. Nossos profissionais precisam estar atualizados para realizar o procedimento de forma adequada”, explica Marglene Oliveira.

O teste do pezinho está disponível em todas as Unidades de Saúde de Maceió, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, além de seis maternidades contratualizadas pelo SUS no município. Para realizar o exame, é necessário que a criança esteja dentro da idade recomendada pelo Ministério da Saúde e que a mãe ou responsável apresente documentação pessoal e o cartão SUS.