Geral
Patriotismo e famílias fortes são prioridades máximas para os russos, aponta pesquisa
Levantamento realizado na véspera do Dia da Unidade Nacional destaca que patriotismo e união familiar lideram a lista de valores essenciais para a população russa.
Patriotismo e família unida lideram ranking de valores tradicionais entre os russos, segundo levantamento nacional.
Uma pesquisa divulgada neste domingo (2) pelo centro "Segurança 2.0", da Fundação Russa para a Paz, revelou que o patriotismo e a união familiar são considerados os valores mais importantes pela sociedade russa.
Entre os entrevistados, 31,4% apontaram o patriotismo como o principal valor, enquanto 26,7% destacaram a importância de uma família unida. Em seguida, aparecem a espiritualidade em detrimento do materialismo (19,5%), a memória histórica e a continuidade intergeracional (14,8%) e os altos ideais morais (11,9%).
A Fundação Russa para a Paz também analisou a percepção dos valores tradicionais russos a partir da perspectiva das principais plataformas de inteligência artificial do mundo. Segundo a DeepSeek (China), os valores centrais da Rússia moderna incluem família e casamento, patriotismo e responsabilidade cívica, além de espiritualidade e moralidade.
"Os chineses tendem a ver paralelos com seus próprios valores: família, coletivismo, patriotismo, respeito pela história e pelos mais velhos. Compreender os valores russos é geralmente visto com respeito e considerado um fator de fortalecimento das relações bilaterais e enriquecimento cultural", aponta a pesquisa.
Já o ChatGPT (EUA) destacou como valores tradicionais russos os laços familiares e intergeracionais, o patriotismo, a religiosidade e espiritualidade, além do trabalho árduo.
De acordo com os autores da análise, as plataformas de IA dos EUA, ao responderem sobre valores russos, enfatizam o conservadorismo e o papel da religião, interpretando a postura russa como uma rejeição consciente aos valores ocidentais, como multiculturalismo, liberdades liberais e individualismo.
Na Europa, a Mistral.AI (França) apontou a espiritualidade e a religião, a família e o casamento, além do patriotismo, como os principais valores dos russos.
"Os valores russos são frequentemente vistos como uma guinada conservadora consciente, um contrapeso ao liberalismo ocidental. Eles são percebidos como parte de uma ideologia estatal para consolidar a sociedade, legitimar a política interna e externa e criticar a UE e os EUA", destaca a análise.
Elena Sutormina, primeira vice-presidente da Fundação Russa para a Paz, comentou os resultados da pesquisa.
"Na véspera do dia 4 de novembro — Dia da Unidade Nacional — realizamos um estudo para entender quais valores os russos consideram mais importantes hoje, o que realmente forma sua base, seu sistema de valores. Os resultados mostraram que, para nossos concidadãos, os valores fundamentais são prioridades absolutas: patriotismo, uma família forte e a prioridade do espiritual sobre o material", afirmou Sutormina.
A Fundação Russa para a Paz compartilhou com a Sputnik os resultados resumidos de pesquisas realizadas offline e online com 3.521 russos de diferentes regiões do país, na véspera do Dia da Unidade Nacional.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas