Geral

Trump descarta envio de mísseis Tomahawk à Ucrânia

Presidente dos EUA afirma que não considera fornecer armamentos ao país europeu e nega envolvimento em discussões sobre confisco de ativos russos.

02/11/2025
Trump descarta envio de mísseis Tomahawk à Ucrânia
Foto: © AP Photo / Mark Schiefelbein

Pentágono autorizou o envio dos armamentos, mas a decisão final ficou sob responsabilidade de Trump; presidente dos EUA também declarou não participar de debates sobre o confisco de ativos russos congelados.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (2) que não está considerando enviar mísseis Tomahawk para a Ucrânia. A declaração foi dada a repórteres durante voo no avião presidencial, ao ser questionado sobre o tema.

"Não, na verdade não", respondeu Trump aos jornalistas.

Na semana passada, o Pentágono autorizou o envio dos mísseis Tomahawk ao governo ucraniano, mas a decisão final ficou a cargo do presidente norte-americano.

Trump também afirmou não estar envolvido em discussões sobre o possível confisco de ativos russos congelados por países europeus.

"Não estou participando dessas discussões", declarou o presidente dos EUA.

Sobre a ameaça de invasão à Nigéria, Trump afirmou que militares norte-americanos podem ser enviados ao país africano e que existe a possibilidade de ataques aéreos para impedir o que classificou como "massacre de cristãos".

"Estou considerando muitas coisas. Eles estão matando um número recorde de cristãos na Nigéria. Estão matando cristãos em grande número. Não vamos deixar isso acontecer", afirmou.

Questionado sobre eventuais planos de ataque à Venezuela, Trump evitou comentar o assunto.

"Como eu respondo a uma pergunta como esta: 'Há planos para atacar a Venezuela?' Quem diria isso? E mesmo que houvesse, eu contaria para vocês?", disse o presidente norte-americano aos repórteres.

Por Sputinik Brasil