Geral

Bolsonaro deve passar ao menos 15 dias na Papuda antes de possível prisão domiciliar

Aliados e defesa do ex-presidente já admitem período em regime fechado. Expectativa é que execução da pena comece em dezembro, após recursos no STF.

02/11/2025
Bolsonaro deve passar ao menos 15 dias na Papuda antes de possível prisão domiciliar
Foto: © Foto / Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Aliados e o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro já reconhecem que um período de reclusão em regime fechado será inevitável antes de eventual concessão da prisão domiciliar. A expectativa é que a execução da pena tenha início em dezembro, conforme informações do portal Metrópoles.

De acordo com fontes próximas à família Bolsonaro, o ex-presidente deve cumprir pelo menos 15 dias de prisão no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, antes de uma possível autorização para migrar ao regime domiciliar. A informação foi divulgada nos bastidores por aliados, segundo o Metrópoles.

O próprio Bolsonaro teria confidenciado a pessoas próximas que acredita na transferência para a Papuda ou outro presídio, mantendo a intenção de tentar reverter a decisão para o regime domiciliar após o início do cumprimento da pena.

A defesa do ex-presidente pretende fundamentar o pedido de prisão domiciliar com base em seu estado de saúde. Desde janeiro, Bolsonaro foi internado três vezes e passou por procedimentos cirúrgicos. Além disso, aliados relatam o agravamento das crises de soluço que o ex-presidente enfrenta.

Em 12 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Bolsonaro e outros sete aliados a 27 anos e três meses de prisão por cinco crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado: organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.

A defesa de Bolsonaro já apresentou ao STF embargos de declaração, alegando que a pena é "injusta e equivocada". Os recursos serão analisados pela Corte e, caso sejam rejeitados, a expectativa é que a execução da pena se inicie em dezembro.

Com informações do Sputnik Brasil