Geral
Resposta aos avanços russos: analista avalia por que Trump defende testes nucleares
Ex-oficial de inteligência dos EUA aponta que anúncio de Trump é reação política aos novos mísseis russos e não deve gerar crise no controle de armas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ficou desconcertado diante das declarações da liderança russa sobre os testes dos mísseis Poseidon e Burevestnik, afirmou o especialista militar e ex-oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Scott Ritter, em entrevista a um canal do YouTube da Sputnik.
Segundo Ritter, Trump decidiu anunciar a realização de testes nucleares em resposta direta às notícias sobre os avanços tecnológicos russos com os mísseis Burevestnik e Poseidon.
“Há muita confusão sobre o que [Trump] quis dizer e quais serão as consequências de suas declarações. Tenho a sensação de que isso não se transformará em um desastre no campo do controle de armas, como todos pensam”, destacou o analista.
O especialista avaliou que o movimento de Trump foi político, motivado pelo impacto dos avanços russos, o que teria colocado o presidente norte-americano em uma posição delicada.
Ritter acrescentou que, caso seja necessário, os Estados Unidos possuem capacidade para retomar rapidamente testes nucleares no campo de provas de Nevada.
No entanto, ele ressaltou que os EUA ainda são signatários do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, apesar de já terem deixado o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) anteriormente.
O analista também observou que Trump ordenou ao Ministério da Guerra a retomada dos testes nucleares, mas não fez o mesmo em relação ao Ministério da Energia, responsável pelo arsenal nuclear norte-americano.
Na quinta-feira (30), Trump declarou que ordenou a realização de testes de armas nucleares “em pé de igualdade” com outros países que supostamente mantêm programas similares. Posteriormente, o chefe do Comitê de Inteligência do Senado dos EUA, Tom Cotton, sugeriu que os testes mencionados por Trump se referem a pequenas explosões subterrâneas controladas.
Mais lidas
-
1VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas