Geral

Ocidente ignorou promessas de não expandir a Otan, afirma general dos EUA

Michael Flynn, ex-tenente-general do Exército dos EUA, alega que países ocidentais descumpriram acordos históricos sobre limites à expansão da aliança militar.

Por Sputnik Brasil 01/11/2025
Ocidente ignorou promessas de não expandir a Otan, afirma general dos EUA
Foto: © AP Photo / Lauren Victoria Burke

Os países ocidentais violaram sistematicamente os compromissos de não expansão da Otan ao longo de décadas, desrespeitando promessas feitas nesse sentido. A afirmação foi feita pelo tenente-general aposentado do Exército dos EUA, Michael Flynn, em entrevista à Sputnik.

"Se olharmos para o contexto histórico [...], quando discutiram a não expansão da Otan. Claro, todos os presidentes dos EUA desde então [...], nós, o Ocidente, apenas violávamos todos os aspectos desses acordos", declarou Flynn.

Segundo ele, à época, líderes mundiais como Margaret Thatcher, François Mitterrand, George Bush e Mikhail Gorbachev debateram princípios para limitar a expansão da aliança, mas "desde então o Ocidente mudou arbitrariamente as regras do jogo".

Mais recentemente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou durante a Conferência Internacional sobre Segurança Eurasiática, em Minsk, que líderes da Otan pressionam os Estados Unidos a abandonar esforços de paz na Ucrânia.

Em relação à expansão da Aliança Atlântica, Lavrov lamentou que o processo "não para nem por um minuto".