Geral
Cientistas identificam nova espécie de réptil marinho do período Jurássico no Reino Unido
Batizado de Xiphodracon goldencapensis, o ictiossauro podia atingir até três metros e teria sido morto por um predador maior
Pesquisadores da Universidade de Manchester identificaram uma nova espécie de ictiossauro, um antigo réptil marinho do período Jurássico, a partir de fósseis descobertos há mais de duas décadas no Reino Unido.
O exemplar, batizado de Xiphodracon goldencapensis, foi encontrado originalmente em 2001, mas permaneceu por cerca de 25 anos no acervo do Museu Real de Ontário, no Canadá, até que os cientistas decidiram iniciar a análise detalhada dos restos fósseis.
De acordo com os pesquisadores, o animal podia atingir até três metros de comprimento e viveu há aproximadamente 170 milhões de anos, quando os mares eram dominados por grandes répteis carnívoros. As evidências apontam que o espécime morreu atacado por outro predador maior, conforme sugerem as lesões nos ossos.
O estudo foi classificado como um achado valioso para a paleontologia, ampliando o conhecimento sobre a diversidade dos ictiossauros e sobre os ecossistemas marinhos que existiam durante o período Jurássico.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado