Geral

Projeto Coral Vivo comemora 22 anos com programação cultural e educativa em diversos estados

Programação especial une literatura, ciência e arte para despertar nas novas gerações o encantamento pelo oceano

Fernanda Lacombe 09/10/2025
Projeto Coral Vivo comemora 22 anos com programação cultural e educativa em diversos estados

No dia 11 de outubro, o Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, completa 22 anos de atuação dedicada à conservação marinha, à pesquisa científica e à promoção da cultura oceânica no Brasil. Para marcar a data, entre 12 e 30 de outubro será realizado um ciclo de eventos comemorativos em quatro estados, unindo ciência, arte e educação em diálogo com o Mês das Crianças.

Na Bahia, as celebrações começam em Arraial d’Ajuda, com a peça teatral “O Catador de Histórias” e a exposição interativa “Coral Vivo vai às Ruas”, seguidas por atividades em escolas de Santa Cruz Cabrália e Prado, incluindo palestras e oficinas com estudantes. Em São Paulo, a programação integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em São Sebastião, levando livros e leituras mediadas do Programa Literatura Atlântica para alunos do ensino fundamental. Em Maceió, a Universidade Federal de Alagoas recebe a exposição “Coral Vivo vai às Ruas” durante a Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica, aberta ao público. Já no Rio de Janeiro, o destaque é o Dia da Ciência no CIEP Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu, com oficina e exposição interativa para crianças.

“Celebrar os 22 anos do Coral Vivo é reafirmar nosso compromisso com a ciência, a educação e a sociedade. As crianças são protagonistas nesta jornada, pois representam as futuras guardiãs do oceano”, afirma Flávia Guebert, diretora do projeto.

Ao longo destas mais de duas décadas, o Coral Vivo consolidou-se como uma das principais iniciativas de preservação dos ecossistemas recifais do país. Em parceria com universidades, órgãos públicos e instituições de pesquisa, o projeto desenvolveu estudos fundamentais sobre a biodiversidade marinha, o impacto das mudanças climáticas nos corais e estratégias de manejo sustentável. Além disso, suas ações educativas aproximam a sociedade do conhecimento científico, criando pontes entre saberes tradicionais e acadêmicos.

Entre elas, destaca-se o Programa Literatura Atlântica, que somente em 2025 alcançou um marco expressivo: 33.463 publicações doadas já chegaram a pelo menos 206.014 pessoas em todo o Brasil. A iniciativa promove a cultura oceânica por meio da leitura e do acesso democrático ao conhecimento, estimulando a reflexão crítica, a valorização da ciência e a importância da conservação marinha. Os livros são distribuídos, principalmente, para crianças de escolas públicas, professores, pesquisadores e comunidades costeiras, atendendo também públicos prioritários como aldeias indígenas e quilombolas, fortalecendo a educação ambiental e criando pontes entre saberes científicos e tradicionais.

PESQUISA CIENTÍFICA – Atualmente, a rede do Projeto Coral Vivo reúne cerca de 35 pesquisadores, mais de 90 estudantes e pós-doutores, e mantém parcerias com 16 universidades — nacionais e internacionais. Esse esforço já resultou em 87 artigos científicos e capítulos de livro, com expectativa de alcançar a marca de 100 publicações em pouco mais de um ano.

Recentemente, o projeto avançou com estudos de grande impacto, trazendo pesquisas experimentais sobre a poluição por ferro nos recifes; análises sobre a intensificação das ondas de calor no Atlântico Sul em colaboração com a NOAA; e investigações que apontam a não recuperação dos recifes no sul da Bahia entre 2019 e 2024, reforçando a urgência diante da crise climática.

Em termos de monitoramento, o Coral Vivo mantém um programa nacional de branqueamento que cobre aproximadamente 2.500 km da costa brasileira — considerado um dos mais abrangentes do mundo nesse tipo de rede integrada. Além disso, o projeto integra as redes BIOMAR e Redagua, ampliando sua articulação com outras iniciativas de biodiversidade marinha e gestão de águas costeiras.

PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA

12/10 – Arraial d’Ajuda (BA)

Praça de Arraial d’Ajuda | 13h às 18h

Espetáculo teatral O Catador de Histórias (A Patela Cia. de Teatro & Dança)

Exposição Coral Vivo vai às Ruas com esqueletos de corais, publicações e brincadeiras.

Evento aberto ao público e gratuito.


13/10 – Prado (BA)

Colégio Estadual Homero Pires | 7h30 às 9h

Palestra sobre pesquisas desenvolvidas no Sul da Bahia para cerca de 50 alunos do ensino médio.


14/10 – São Sebastião (SP)

Instituto de Educação e Cultura Raízes | 13h10 às 15h

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Exposição e leitura com livros do Programa Literatura Atlântica (aprox. 60 alunos).

Data: 14/10 – Cabrália (BA)

Horário: 13h às 17h

Local: Escola Municipal Antônio Sambrano Guerra - Santa Cruz Cabrália

Evento: Peça de teatro escrita para o Coral Vivo, “O Catador de Histórias”, realizada e apresentada pelo grupo teatral A Patela Cia. de Teatro & Dança. Somente para os alunos da escola.

16 e 17/10 – Maceió (AL)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL) | 8h às 18h

Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica

Exposição Coral Vivo vai às Ruas, aberta ao público e gratuita.


30/10 – Nova Iguaçu (RJ)

CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade (escola pública bilíngue) | 9h às 12h

Dia da Ciência – oficina e exposição interativa do Programa Literatura Atlântica com alunos.