Geral

Em meio à tensão com os EUA, Modi pede que indianos prefiram produtos locais a estrangeiros

Sputinik Brasil 21/09/2025
Em meio à tensão com os EUA, Modi pede que indianos prefiram produtos locais a estrangeiros
Foto: © AP Photo / Anupam Nath

Em pronunciamento, primeiro-ministro indiano defende a medida como forma de impulsionar a economia e fortalecer a indústria local.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pediu neste domingo (21) que os cidadãos de seu país deixem de consumir em seu cotidiano produtos estrangeiro e passem a priorizar bens produzidos localmente. O pedido foi feito em pronunciamento à população.

"Muitos produtos que usamos diariamente são fabricados no exterior, mas simplesmente não percebemos. Temos que nos livrar deles. Devemos comprar produtos que são feitos na Índia", afirmou Modi.

Ele também se dirigiu a donos de estabelecimentos, pedindo a lojistas que se concentrem nas vendas de produtos indianos, afirmando que isso impulsionaria a economia do país.

O discurso de Modi vem em meio à tensão entre Índia e EUA por conta das tarifas de 50% aplicadas sobre produtos indianos pela administração do presidente estadunidense, Donald Trump.

Em resposta, Modi tem incentivado o movimento Swadeshi, que representa a junção dos temos sânscritos "swa" (próprio) e "desh" (país) e defende a autossuficiência econômica da Índia e o fortalecimento da indústria local.

Apoiadores de Modi lançaram campanhas de boitcote a marcas norte-americanas populares na Índia, como McDonald’s, Pepsi e Apple. Com uma população de 1,4 bilhão de habitantes, a Índia é um mercado de bens de consumo importante para os EUA. Nas últimas semanas, muitas lojas aumentaram a promoção de produtos locais.

O Ministro do Comércio da Índia, Piyush Goyal, viajará em breve aos EUA para negociações comerciais que têm como objetivo aliviar a tensão entre os países.