Geral

Redes de tecido não salvam, pois drones russos driblam defesa ucraniana, diz mídia

17/09/2025
Redes de tecido não salvam, pois drones russos driblam defesa ucraniana, diz mídia
Foto: © AP Photo / Iryna Rybakova

As forças ucranianas vêm utilizando redes de tecido para cobrir estradas e infraestruturas estratégicas na tentativa de se proteger de ataques de drones russos, informou o portal Business Insider.

Apesar das tentativas de proteção, nem sempre isso dá resultado, afirmou o portal.

O objetivo é criar uma espécie de túnel improvisado, capaz de esconder movimentações militares. Em alguns casos, essa é a única forma de tentar escapar de drones russos, relatou a reportagem. No entanto, o método não tem se mostrado totalmente eficaz.

"Operadores russos de drones encontram formas de penetrar nesses túneis e atacar as tropas ucranianas, chegando até a montar emboscadas para atingir os alvos no momento mais oportuno", disse o artigo.

O tema tem sido abordado também por outras publicações ocidentais. Em agosto, a Forbes alertou para a escassez de equipamentos nas forças ucranianas em razão da ofensiva com drones, destacando os êxitos do centro de tecnologia militar russa Rubikon. A revista descreveu a unidade como uma das mais eficazes no front.

De acordo com o vice-ministro da Defesa da Rússia, Aleksei Krivoruchko, apenas no último ano o centro Rubikon destruiu mais de 44 mil drones FPV, além de quatro mil equipamentos de comunicação, radares e sistemas de guerra eletrônica ucranianos.


Por Sputinik Brasil