Geral

Semana de Inovação 2025 terá simulação da COP30

Evento vai debater principais desafios do país com público participante

Enap 16/09/2025
Semana de Inovação 2025 terá simulação da COP30
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

Com a aproximação da COP30, todos os olhares estão voltados para o Brasil e para nossa capacidade de mobilizar debates e reflexões que de fato alterem o ponteiro das questões climáticas e ambientais.

Para promover uma vivência das negociações que serão realizadas em novembro na Blue Zone, em Belém (PA), e aproximar a população em geral do tema, a Ecouniversidade trará para a Semana de Inovação deste ano uma simulação da COP30, com a liderança da Flávia Bellaguarda, da LaClima, rede latino-americana de advocacy que estará presente nas mesas de negociação da COP30.

A liderança indígena Braulina Baniwa, com ampla experiência em conferências climáticas e na defesa dos direitos dos povos originários estará ao lado de Flávia orientando os participantes. Haverá ainda dois escrivães registrando o debate e uma facilitadora gráfica, que vai ilustrar as discussões em tempo real. Um representante do governo federal deve participar também da simulação, contribuindo com a perspectiva institucional do governo brasileiro. Ao final da experiência um relatório será disponibilizado aos participantes.

A Ecouniversidade é uma das instituições curadoras da SI 2025 e trata-se de um ecossistema educacional que com visão sistêmica integra uma rede ampla de saberes rumo a um futuro sustentável. Eles trabalham com educação socioambiental aplicada aos mais diversos contextos e públicos com o intuito de criar mais conexões entre diferentes mundos.

SI na COP30

A Semana de Inovação 2025 está no calendário oficial de eventos "Rumo a Belém", que engloba os principais preparativos e discussões para a COP30, que ocorrerá em Belém de 10 a 21 de novembro deste ano.

"Ser um evento oficial pré-COP30 mostra a relevância do debate que vamos promover na Semana de Inovação, especialmente, em soluções e iniciativas voltadas para políticas públicas inovadoras com foco em um futuro possível e sustentável”, ressalta Betânia Lemos, presidenta da Enap

Mais COP30 na programação

Com o tema, “Um Planeta, Uma Chance: inovar para um futuro possível”, a Semana de Inovação 2025 irá levantar - em grande parte da programação - questionamentos e reflexões e/ou apontar caminhos e diretrizes para um futuro (e presente) possível. Conheça abaixo mais atividades com foco direcionado para a COP30:

A Nous, ecossistema de iniciativas que atua na intersecção entre design, impacto positivo e novas economias, apresenta a mesa redonda “Respira COP 30 - uma roda de conversa para lideranças regenerativas”, com a participação da educadora e articuladora de políticas públicas Stael Campos, da diretora de operações na Impact Beyond, Clara Bianchini, e da educadora e especialista em inovação socioambiental Julia Melo.

O objetivo é refletir sobre como o setor público pode se preparar com dados, escuta e sensibilidade, alinhando-se aos princípios da bio-liderança para atuar com coragem, conexão e regeneração.

No dia 30 de setembro, sob a curadoria de Bruno Rizardi, será realizada a oficina “Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP30”, capitaneada por Gabriella da Costa, um encontro colaborativo que irá reunir especialistas, comunidades e organizações para debater como a tecnologia pode enfrentar as mudanças climáticas e contribuir com propostas para a agenda da COP30.

Há ainda atividades da Chamada Pública, como: a mesa redonda “COP30 e Plano Clima: participação por políticas climáticas inclusivas”, também em 30/9, com Carla de Paiva Bezerra, Renato Simões, Ana Toni e Maiara Folly; e a mesa redonda “Como organizações negras chegam para a COP30”, dia 1º/10, com Paola Lima.

O Tribunal de Contas da União (TCU), parceiro do evento, traz a mesa redonda “Impactos das mudanças climáticas sobre o Custo Brasil”. Com moderação de Aline Rodrigues Ferreira (Auditora Federal de Controle Externo e auditora-chefe adjunta da AudSustentabilidade) e os convidados Rogério Caiuby (conselheiro executivo do Movimento Brasil Competitivo - MBC); Alessandra Amaral (diretora executiva da Associação de Distribuidoras de Energia Elétrica Latino-Americanas - ADELAT); e Eduardo Assad (pesquisador da FGV e especialista em mudanças climáticas e agricultura).

Todas as atividades citadas são presenciais. Veja o que já temos de programação disponível aqui e aproveite e inscreva-se pelo site do evento.

Semana de Inovação 2025

“Um Planeta, Uma Chance: inovar para um futuro possível” é o tema da Semana de Inovação 2025. O maior evento de inovação em governo da América Latina pretende apontar, nesta 11ª edição, caminhos alternativos para um futuro próspero, que supere um modelo de desenvolvimento excludente, baseado na exploração das pessoas e do meio ambiente.

Serão mais de 500 horas de programação distribuídas entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, de modo presencial, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, e on-line, por meio do site do evento.

A programação será baseada em cinco eixos temáticos: Comportamento, educação e cultura para a sustentabilidade; Transformação da gestão pública para um desenvolvimento responsável; Novos paradigmas para a regeneração e resiliência; Tecnologias para um novo amanhã e Territórios e ecossistemas verdes e azuis.

Sobre a SI 2025:

A Semana de Inovação 2025 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e o Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Saúde.

O patrocínio master é da Caixa Econômica Federal. Também são patrocinadores a Itaipu Binacional, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Dataprev, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo Federal. O evento conta com apoio da Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB Brasília), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundação Dom Cabral.

Saiba mais detalhes sobre a SI em semanadeinovacao.enap.gov.br/.

SERVIÇO:

O quê: Semana de Inovação 2025

Onde: Escola Nacional de Administração Pública - Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul)

Data: 30 de setembro a 2 de outubro

Formato: Presencial e On-line

Investimento: Gratuito

Mais informações e inscrições: semanadeinovacao.enap.gov.br

Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram e LinkedIn