Geral
Desenterram no Egito rara versão hieroglífica do famoso Decreto de Canopo da era Ptolomaica (FOTO)

Arqueólogos egípcios desenterraram uma rara versão hieroglífica do famoso Decreto de Canopo em Tell el-Pharaeen, marcando a descoberta mais significativa desse tipo em mais de um século e meio.
A primeira cópia completa do Decreto de Canopo da era ptolomaica encontrada em 150 anos foi descoberta no Egito. A última versão tinha sido descoberta em Kom el-Hisn, no delta ocidental do Nilo, em 1881, avança The History Blog.
A estela de arenito recentemente encontrada é única entre as sete cópias conhecidas do decreto do século III a.C. na medida em que está inscrita apenas em hieróglifos. O objeto mede 127,5 cm de altura, 83 cm de largura e cerca de 48 cm de espessura.
O topo arredondado da estela exibe a tradicional iconografia da realeza egípcia: um disco solar alado, ladeado por duas deusas em forma de cobra, cada uma ostentando as Coroas Branca e Vermelha que simbolizam o Alto e o Baixo Egito. Entre elas, está gravada a inscrição "Di-Ankh" — "vida dada" — evocando a proteção divina concedida ao soberano.
O Conselho Supremo de Antiguidades do Egito descobriu uma nova estela de pedra do Decreto de Canopo em Tell El-Pharaeen, Sharqiya. Ao contrário das seis cópias trilíngues conhecidas, possui inscrições apenas em hieróglifos, uma versão completamente nova do decreto emitido por Ptolomeu III em 283 a.C.
Promulgado em 238 a.C., o Decreto de Canopo é um documento trilíngue esculpido em pedra ou bronze em hieróglifos egípcios, escrita demótica e grego antigo.
O decreto concede a Ptolomeu e à rainha Berenice honrarias por seus generosos benefícios aos templos egípcios, pela devoção demonstrada aos deuses e pelo cuidado dedicado aos animais sagrados, mantidos às suas próprias expensas.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira