Geral
Defesa da Rússia nega acusações polonesas de que drones russos teriam entrado no espaço aéreo da Polônia
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou, nesta quarta-feira (10), que nenhum alvo em território polonês foi planejado durante os recentes ataques massivos a instalações do complexo militar-industrial ucraniano.
Os ataques russos contra a indústria militar ucraniana na madrugada de hoje (10) atingiram todos os alvos designados nas cidades de Lvov, Vinnitsa e nas regiões de Ivano-Frankovsk, Khmelnitsky e Zhitomir, relatou a Defesa russa.
A operação em causa não visava alvos no território da Polônia, e os drones usados tinham um alcance máximo de apenas 700 km, comentou a entidade sobre as acusações polonesas de que o seu espaço aéreo teria sido invadido por vários drones russos.
A Defesa russa acrescentou que está pronta para consultas com a Defesa polonesa sobre o assunto.
Na quarta-feira (10), premiê polonês Donald Tusk afirmou que a Polônia registrou 19 drones durante a noite, a maioria dos quais, segundo ele, veio da Belarus. Ele culpou Moscou pelo incidente.
Não é a primeira vez que Varsóvia acusa Moscou, sem provas, de violar o espaço aéreo. No final de 2022, projéteis caíram na Polônia, perto da fronteira com a Ucrânia, matando duas pessoas. Inicialmente, as autoridades afirmaram que se tratava de armas russas, mas depois o então presidente Andrzej Duda reconheceu que, muito provavelmente, elas pertenciam a Kiev. De acordo com as conclusões dos especialistas, as fotos do local do incidente mostravam destroços de um projétil do complexo ucraniano S-300.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado