Geral
AGU aciona STF para garantir auxílio a crianças vítimas do vírus Zika
Justiça, Zika, Aedes aegytpi, AGU, stf, Flávio Dino

A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o pagamento dos auxílios financeiros a vítimas do vírus Zika. A petição foi endereçada ao ministro Flávio Dino, relator de mandado de segurança apresentado pela família de uma criança nessa condição.
Segundo lei aprovada no início de julho, foi garantida às pessoas com deficiência permanente, decorrente de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika, uma indenização em parcela única de R$ 50 mil, além de pensão especial, mensal e vitalícia, de valor equivalente ao maior benefício do Regime Geral de Previdência Social.
A AGU solicita que o STF reconheça, em caráter absolutamente excepcional, a possibilidade jurídica de a União implementar os auxílios, especialmente quanto às regras orçamentárias e financeiras. De acordo com o advogado-geral da União, Jorge Messias, o pedido ao STF foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O vírus Zika é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegytpi. A gestante infectada pode transmitir o vírus e desenvolver alterações do sistema nervoso central e outras complicações neurológicas no bebê. As crianças com síndrome congênita do vírus Zika tendem a ter uma ampla gama de deficiências intelectuais, físicas e sensoriais, que duram a vida toda.


1:26
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira