Geral
Governo do Estado da Bahia apresenta Território Expandido: Arte Local e Global
COATO movimenta Lençóis com espetáculo e laboratório de criação
O COATO Coletivo inicia a circulação do projeto Território Expandido: Arte Local e Global por Lençóis, na Chapada Diamantina, com duas ações principais: o Laboratório de Experimentação Cênica – Lab.Ex, de 4 a 6 de agosto, e a circulação comemorativa do espetáculo Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura, nos dias 9 e 10, às 19h. As atividades marcam a retomada do grupo e integram também a programação da Caravana FESTAC – Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia, parceiro desde os primeiros anos do coletivo.
O Lab.Ex é um espaço de criação colaborativa e formação artística que convida artistas em formação a mergulharem em processos poéticos baseados no conceito de corpo-arquivo, com uso de tecnologias acessíveis como câmeras de celular, projeções e sons em tempo real. A formação culmina, no dia 7, em uma mostra performativa aberta ao público no prédio do IPHAN, com micro-performances autorais. As inscrições para o Lab.Ex estão abertas e podem ser realizada por meio de formulário virtual (https://docs.google.com/
Na mesma semana, o grupo apresenta no Anfiteatro Orlando Senna (Espaço EcoViva) o espetáculo Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura, obra-síntese de sua pesquisa em teatro e política. Criado em 2015 e atualizado para 2025, o trabalho estabelece conexões entre o regime militar (1964–1985) e os embates políticos contemporâneos, evocando temas como repressão, desaparecimentos forçados e democracia. As apresentações terão entrada gratuita e acessibilidade em Libras e Audiodescrição, com sessões voltadas prioritariamente a estudantes da rede pública e seguidas de rodas de conversa.
Território Expandido: Arte Local e Global é um projeto de circulação, formação e criação artística que percorre as cidades de Lençóis, Barreiras, Cachoeira e Salvador, entre agosto e novembro de 2025. A iniciativa busca ativar espaços simbólicos entre o interior e a capital, fortalecer os vínculos do grupo com seus territórios de origem e dar início ao processo criativo do novo espetáculo SEM TERRA, com estreia prevista para 2026.
Fundado em 2013, na Escola de Teatro da UFBA, o COATO Coletivo desenvolve uma poética baseada na criação compartilhada, no cruzamento de linguagens e na relação entre arte e política. Entre seus principais trabalhos estão Estrelas Derramadas, Maçã, Eu é Outro, Inimigos e Após, além da realização do Lab.Ex e do mini festival Liquidificador de Mídias.
O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo