Geral
Astronauta da NASA captura da EEI raro fenômeno atmosférico dificilmente visto da Terra (FOTOS, VÍDEO)
Uma astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional compartilhou uma foto impressionante do que é conhecido como um evento luminoso transiente (TLE, na sigla em inglês) sprite visto acima de uma tempestade sobre o México e o deserto sudoeste nos EUA.
A astronauta da NASA Nichole Ayers publicou a imagem nas redes sociais.
Sprites são um tipo de evento luminoso transiente, que cria flashes brilhantes de luz acima de fortes tempestades e são difíceis de observar a partir do solo.
Há algum debate sobre se o que ela capturou é mesmo um sprite ou o que é conhecido como um jato gigantesco – ambos fazem parte dos fenômenos TLE.
A astronauta da NASA Nichole Ayers capturou um raro sprite vermelho, um evento luminoso transitório, acima de uma tempestade sobre o México e os EUA a partir da EEI. Estas breves explosões de energia vermelho-laranja ocorrem 50 a 90 km acima das tempestades, desencadeadas por raios intensos.
De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), os sprites são frequentemente desencadeados por relâmpagos positivos nuvem-solo, que produzem um campo elétrico que se estende quilômetros acima de uma tempestade na atmosfera superior.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado