Geral
Consumo de macarrão desperta emoções positivas, diz estudo
Massa é associada à família por 41% dos entrevistados
Uma pesquisa realizada na Itália apontou que o consumo de massas desperta emoções positivas nas pessoas.
O estudo foi conduzido pela Università Cattolica del Sacro Cuore, com apoio do Grupo Barilla, um dos principais fabricantes de macarrão do país, e publicado na revista Food Science & Nutrition, sugerindo que as massas estão associadas ao aumento da felicidade, à redução do estresse e à melhora na qualidade de vida em geral.
Liderada pelo professor Francesco Pagnini, psicólogo clínico com passagens anteriores pela Universidade de Harvard, a pesquisa ouviu 1.532 italianos e mostrou que 41% dos entrevistados associam o macarrão à família, 21%, a emoções positivas, 10%, ao prazer de comer, e 7%, ao conforto e relaxamento.
"Nossa pesquisa indica que o simples ato de compartilhar uma refeição com macarrão pode criar conexões emocionais duradouras e proporcionar conforto como nenhum outro alimento", afirmou Pagnini.
"Outros alimentos, como arroz, pão, pizza, carne e fast food, não foram associados a um aumento semelhante da felicidade quando consumidos na presença de outras pessoas. Os dados sugerem que a combinação de macarrão e interação social é um impulsionador significativo da felicidade", acrescentou.
Ainda de acordo com o estudo, 44% dos participantes comem macarrão de duas a três vezes por semana, e 23,9% o fazem diariamente. As massas também estão ligadas a sensações de saciedade (34%), satisfação (29%) e felicidade (10%).
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado