Geral
Astronautas da Índia, Polônia e Hungria decolam para Estação Espacial
Índia, Polônia e Hungria lançaram seus primeiros astronautas em mais de 40 anos nesta quarta-feira, 25, os enviando em um voo privado para a Estação Espacial Internacional.
O foguete Falcon da Space X decolou do Centro Espacial Kennedy da NASA com duas semanas de atraso devido a preocupações com vazamentos na estação espacial.
A cápsula no topo transportava não apenas os três recém-chegados ao espaço - nenhum dos quais estava vivo quando os primeiros astronautas de seus países foram lançados -, mas também a astronauta mais experiente dos Estados Unidos, Peggy Whitson.
Além de Whitson, a tripulação inclui o indiano Shubhanshu Shukla, piloto da Força Aérea Indiana; o húngaro Tibor Kapu, engenheiro mecânico; e o polonês Slawosz Uznanski-Wisniewski, especialista em radiação e um dos astronautas do projeto da Agência Espacial Europeia, às vezes convocado para serviço temporário.
Os três países dividiram a conta da missão de duas semanas. A Axiom Space, empresa de Houston que organizou o acordo, estimou o preço da passagem em mais de US$ 65 milhões por cliente. Os astronautas devem chegar ao laboratório orbital na próxima manhã.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado