Geral
Descobrem em forte do Império Romano no Reino Unido relevo de deusa romana da Vitória (FOTO)

Um casal britânico que tem conduzido escavações voluntárias por 21 anos no forte romano de Vindolanda no condado de Nortúmbria, norte da Inglaterra, descobriu um relevo que se acredita ser uma representação da deusa romana da Vitória.
O artefato de arenito foi achado em uma pilha de escombros por cima de um quartel de infantaria do século III, escreve The History Blog.
O bloco de pedra, cujas dimensões são 47 cm de comprimento, 28 cm de largura e 17 cm de espessura, retrata uma figura em pé com uma perna para frente e segurando um objeto arredondado. Se for uma representação de Vitória, o objeto redondo poderia ser a grinalda, um símbolo de triunfo que é um dos seus atributos.
Acredita-se que a pedra seja um lado de um relevo muito maior que teria emoldurado uma inscrição em seu centro. Este quartel em particular em Vindolanda foi construído no final de um período tumultuado para os romanos na Grã-Bretanha, em 213 d.C., logo após o fim das guerras de Severo.

O quartel foi outrora adornado com um grande arco e portão ornamental, precisamente o local onde uma inscrição pode ter estado presente. O relevo da Vitória é impressivo, representando o fim da guerra e o estabelecimento do forte no local.
A camada de escombros em que o relevo foi encontrado era o que restou de um piso do século IV, por isso parece que o relevo foi quebrado e um pedaço dele reciclado um século depois, quando o piso foi construído.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira