Geral
Expansão da produção de vacinas do Butantan prevê derrubada de mais de 6 mil árvores
A expansão do complexo industrial do Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, deve causar a derrubada de mais de 6,6 mil árvores. A previsão está em um ofício enviado ao Ministério Público pela Fundação Butantan. A entidade alega que a ampliação tem como objetivo aumentar a capacidade de produção de vacinas. No entanto, moradores da região e ambientalistas questionam se o projeto poderia ser realizado em outro local, sem necessidade de desmatamento.
Se a expansão for realizada conforme o previsto, a vegetação remanescente no Instituto Butantan passará a ocupar 43% da área total do complexo. Atualmente, a cobertura vegetal representa 50% do terreno. Para compensar a derrubada, a Fundação propõe o plantio de 9.260 mudas no próprio complexo.
Em entrevista à Rádio Eldorado, Fábio Sanchez, integrante do coletivo Rede Nosso Parque, que reúne movimentos em defesa de áreas públicas do estado de São Paulo, disse que contestou a prometida compensação ambiental, alegando que "espécies de animais não mudam de local". Segundo ele, as entidades contrárias ao projeto seguem em contato com o Ministério Público (MP) para barrar a iniciativa.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado