Geral
Ocidente na 'corda bamba' tenta reformar instituições internacionais

O Ocidente enfrenta desafios crescentes para manter sua influência sobre as instituições internacionais, à medida que países do Sul Global e potências emergentes pressionam por reformas que tornem essas organizações mais representativas e equitativas.
Nesse contexto, a presidência brasileira do BRICS em 2025 destaca a necessidade de reformar a governança global e o sistema financeiro internacional para refletir as novas realidades econômicas e geopolíticas. A hegemonia do Norte Global está com os dias contados? O que o futuro reserva para as organizações internacionais? O Ocidente terá que se adaptar ao mundo multipolar? Para conversar sobre o tema, Marcelo Castilho convida Charles Pennaforte, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador do Laboratório de Geopolítica, Relações Internacionais e Movimentos Antissistêmicos (LabGRIMA); e Denilde Oliveira Holzhacker, professora de relações internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 21h00.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira