Geral

Celina Portella mostra na Galeria da Gávea duas série inéditas no Rio

Na mostra 'Imprevisto', carioca radicada em São Paulo apresenta retratos nos quais interfere no suporte das imagens

Agência O Globo - GLOBO 13/09/2024
Celina Portella mostra na Galeria da Gávea duas série inéditas no Rio

Carioca radicada em São Paulo, Celina Portella inaugura nesta sexta-feira (13) a exposição "Imprevisto", na Galeria da Gávea, na Zona Sul do Rio. Além de trabalhos inéditos, a mostra reúne obras de duas séries desenvolvidas nos últimos anos, "Corte" e "Fogo", apresentadas pela primeira vez no Rio.

Nos 20 trabalhos, que ocupam os dois andares da galeria, Celina aborda a relação entre a representação e o real, reproduzindo no suporte das obras a ação desenvolvida nos registros fotográficos. Em "Corte" (2019) Celina empunha uma tesoura, e posteriormente recorta o papel no qual a imagem é impressa. E em "Fogo" (2020), a artista é fotografada com uma chama acesa, e depois interfere no suporte queimando-o.

Além das fotos, serão projetados dois vídeos: "Fogo fátuo" e "Brechas", nos quais Celina trabalha com a mesma ideia de sobreposição de imagens. "Meu trabalho fala sobre corpo e movimento na imagem, e do questionamento da percepção", analisa a artista. A mostra tem curadoria da própria artista e de Ana Stewart, fotógrafa e diretora da Galeria da Gávea.

Imprevisto Onde: Galeria da Gávea, Rua Marquês de São Vicente, 432, Gávea. Quando: Segunda a sexta, das 11h às 19h. Até 1º de novembro. Quanto: Grátis.