Geral

MP e TRE do Rio preparam estratégia para combater crime nas eleições

marizete.souza 27/03/2024

Faltando sete meses para as eleições municipais, o Ministério Público do rio de Janeiro e o Tribunal Regional Eleitoral do Estado discutem estratégias para coibir a atuação do crime organizado no pleito.

Assim como no restante do país, o processo eleitoral para as prefeituras e câmaras municipais nas 92 cidades fluminenses será em 6 de outubro, o primeiro turno, e no dia 27, o segundo.

Após a primeira reunião com o presidente do TRE, o desembargador Henrique Figueira, nessa terça-feira (26), o procurador-geral do estado, Luciano Mattos, disse que as duas instituições estão alinhando ações articuladas e integradas de inteligência. A ideia é elaborar um protocolo efetivo de atuação repressiva às candidaturas ligadas ao crime organizado, que representem risco à normalidade das eleições.

Para o desembargador Henrique Figueira, a segurança do processo eleitoral e a desarticulação dessas organizações criminosas são os principais focos do pleito de 2024.

Figueira enfatizou estar reunindo esforços com os setores de segurança pública para garantir ao cidadão um processo transparente e democrático.

Uma das atribuições dos promotores eleitorais é analisar e, eventualmente, impugnar os pedidos de registro de candidaturas formulados por partidos, federações partidárias e candidatos.

Geral Rio de Janeiro 27/03/2024 - 11:44 Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional eleições 2024 Eleições quarta-feira, 27 Março, 2024 - 11:44 2:18