Geral
Assistidos pelos Centros Pop participam de projeto de inclusão no mercado de trabalho
Welisson Santos, 39 anos, está sendo assistido pelo Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop I), no bairro Jaraguá. Ele está tendo a oportunidade de conquistar uma vaga no mercado do trabalho e recomeçar sua vida em Maceió, através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) com o Sine Maceió.
Welisson é paraense, bilíngue, fala português e francês, e morou muitos anos na Europa. Agora de volta ao Brasil e por problemas pessoais passou a morar na rua, mas está se esforçando para mudar de vida. “Tenho experiência como recepcionista, manobrista. Aproveitei essa oportunidade do Sine vir pra cá pro Centro Pop, para conseguir uma colocação no mercado de trabalho, para recomeçar minha vida. Se não fosse o Centro Pop, as coisas seriam mais difíceis, porque estou numa condição de vulnerabilidade. Aqui eu faço minha higiene pessoal e as refeições. Espero conseguir um emprego logo. Também tenho o sonho de ser cantor”, disse o assistido.
A coordenadora-geral dos Centros Pops, Darlany Vieira, falou sobre o atendimento dos serviços da Semdes e da parceria com o Sine Maceió.
“As pessoas em situação de rua chegam aqui no Centro Pop com uma bagagem enorme de vivências, conhecimento e trabalho. E nós, enquanto serviço, estamos querendo resgatar o projeto de vida deles, fazendo os encaminhamentos de acordo com a necessidade de cada um, com a retirada de documentos, emprego e renda, aluguel social, auxílio viagem, atendimento médico e outros. Essa parceria com o Sine Maceió é mais um passo para resgatar a dignidade deles”, destacou.
Segundo o diretor do Sine Maceió, Nycholas Pires, os profissionais dos Centros Pop perceberam que nas unidades existem pessoas com perfis para serem inseridos no mercado de trabalho. “Por isso, viemos fazer essa transformação social e de vida diretamente com eles. O projeto funciona assim, nós do Sine estamos indo até as empresas para falar desse projeto social e mostrar como essas empresas podem ganhar contratando essas pessoas. Conseguimos algumas vagas e já estamos no processo seletivo, identificando os perfis que podemos mandar para as empresas para a seleção, para que eles conquistem a sua vaga e a carteira assinada”, pontuou.
Os usuários dos Centros Pops serão cadastrados pelo Sine Maceió e encaminhados para a seleção das vagas de emprego disponíveis.
A equipe do Sine Maceió visitará, nesta quinta-feira (26), o Centro Pop II na Levada, e na próxima sexta-feira (27), o Centro Pop III, no Benedito Bentes, para fazer os encaminhamentos.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
