Geral

Museu de Arte Contemporânea de Niterói terá mostra sobre povos originários da Amazônia

Programação inclui exposições de arte, além de debates durante o mês de novembro

Agência O Globo - GLOBO 25/10/2023
Museu de Arte Contemporânea de Niterói terá mostra sobre povos originários da Amazônia

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, vai receber no dia 28 de outubro a exposição Mekukradjá Obikàrà, que ficará em cartaz ao longo de novembro. Em português, Mekukradjá Obikàrà significa “cultura impura”. Através de suas obras, indígenas do povo Mebengokre Kayapó, originário da Amazônia, refletem sobre as transformações de sua cultura e o inevitável processo de absorção dos elementos de outras tradições, como a tecnologia.

Entre as peças expostas estará uma grande tela pintada com grafismos por 15 mulheres indígenas durante o Acampamento Terra Livre, em abril de 2023, além de obras produzidas pelos artesãos do povo Kayapó.

Também no dia 28 acontecerá no MAC a “Plenária dos povos tradicionais: Em defesa de seus territórios e maretórios”. A iniciativa terá a presença de representantes indígenas, quilombolas e caiçaras do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pará.

A convite dos Mebengokre Kayapó, os povos Guarani Mbyá (do Rio Grande do Sul e de Maricá), pescadores Caiçaras de Piratininga e Itaipu, além de Marisqueiras e Quilombolas, se juntarão para debater os esforços dessas comunidades em defesa dos seus biomas.

A plenária contará com lideranças tradicionais e juvenis do povo Kayapó, além de cineastas do Coletivo Beture (da etnia Mebengokre Kayapó), que poderão falar sobre a luta das comunidades locais e interagir com moradores da cidade. A plenária começa às 10h e é aberta ao público.