Geral

Seades e Cren fortalecem parceria para atender famílias e crianças em situação de vulnerabilidade

16/02/2023
Seades e Cren fortalecem parceria para atender famílias e crianças em situação de vulnerabilidade

Parceria visa ampliar o número de atendimentos no Cren e contribuir para o combate à fome e erradicação da pobreza. Foto:Natália Xavier / Ascom Seades

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) firmou parceria com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) para ampliar a rede de acompanhamento e atendimento de famílias e crianças em situação de vulnerabilidade e risco social. O compromisso firmado nesta quinta-feira (16), por meio de Termo de Fomento, foi celebrado entre a secretária da Seades, Kátia Born, e a presidente do Cren, Thelma Toledo, na sede da instituição, no conjunto Denisson Menezes.

Kátia Born ressaltou que a parceria tem o objetivo de ampliar o número de atendimentos no Cren, contribuindo no combate à fome e erradicação da pobreza, em uma região de extrema vulnerabilidade social. “Esse trabalho é fantástico e precisa ser replicado para todo o estado de Alagoas. Vamos trabalhar para isso acontecer”, destacou Kátia Born.

“Essa parceria é muito importante, porque dá dignidade às mulheres. Nós cuidamos das crianças e oferecemos às mães capacitações para que elas tenham uma condição de vida melhor e possam se inserir no mercado de trabalho”, ressaltou Thelma Toledo, presidente do Cren.

Meire Oliveira, que é uma das mães atendidas pelo Crens, disse que teve a vida transformada pelas capacitações ofertadas pela instituição. “Eu não sabia fazer nada até que eu conheci o Cren e participei de cursos de costura. Agora, já consigo ganhar meu próprio dinheiro com o que aprendi”, disse Meire Oliveira.

Cren

Contando com o apoio da Seades, o Cren atende mães e crianças de até seis anos, com desnutrição moderada e grave, e que moram no Denisson Menezes. Na instituição são disponibilizados alimentação balanceada e acompanhamentos médico e pedagógico. O Centro realiza, em média, 1.260 atendimentos mensais e conta com 18 profissionais das áreas de medicina, nutrição, psicologia, odontologia e assistência social.

O Cren também oferta oficinas de educação nutricional e promove cursos técnicos que possibilitam às famílias condições para serem inseridas no mercado de trabalho, como capacitação em costura, bordado, artesanato, confeitaria, assistente administrativo, todos realizados em parceria com a Seades e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).