Geral

Educação forma Comissão Eleitoral Central para eleição de diretor e vice-diretor escolar

04/01/2023
Educação forma Comissão Eleitoral Central para eleição de diretor e vice-diretor escolar

Educação forma Comissão Eleitoral Central para eleição de diretor e vice-diretor escolar. Foto: Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) formou a comissão eleitoral para as eleições escolares, que irão ocorrer no dia 16 de maio, responsável pela elaboração e aprovação do regulamento do pleito. A comissão eleitoral fica encarregada de receber e homologar as inscrições dos candidatos e suas respectivas chapas, analisar e julgar recursos impetrados.

A Comissão Eleitoral Central (CEC) é composta por 12 integrantes, sendo seis da Semed, dois representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), dois representantes do segmento pai ou mãe de alunos e dois da União dos Estudantes Secundaristas (UESA), conforme consta na Lei Orgânica do município de Maceió.

Cabe à Comissão Eleitoral Central orientar a equipe de articuladores e comissões eleitorais das escolas que participarão do processo, divulgar o processo eleitoral, divulgar o resultado da eleição, receber e validar as listas de votantes, além de supervisionar e fiscalizar o processo eleitoral em todas as etapas.

A comissão eleitoral vai escolher sua diretoria e discutir o regulamento da eleição. Após a aprovação, a norma será publicada no Diário Oficial do Município.

A técnica da coordenadoria-geral de Gerenciamento e Organização Escolar e participante da comissão eleitoral, Ana Denise, explica qual o papel que a comissão desempenha dentro das eleições escolares.

“Todo processo que diz respeito à eleição de diretores e vice-diretores da rede pública de ensino de Maceió é de responsabilidade da referida comissão. A CEC é responsável por toda organização do processo eleitoral das escolas da rede municipal de ensino de Maceió”, informa.

Ana Denise ressalta, ainda, a história do início da gestão democrática nas escolas e creches municipais. “Faço parte das comissões desde 2015 e sinto um prazer imenso em contribuir para o fortalecimento do processo democrático na rede de ensino de Maceió. Em 2023 faz 30 anos que a gestão democrática foi implantada no Município, com a criação dos conselhos escolares em 1993, e em 1994, a primeira eleição de diretores”, conta.

Vão participar das eleições escolares, 51 creches e 91 escolas municipais, totalizando 141 unidades educacionais. Os eleitos têm um mandato de três anos, conforme consta na Lei n°. 6.482/2015.