Geral

Prefeitura de Maceió inicia implantação da rede de esgotamento sanitário na Avenida Gama

04/01/2023
Prefeitura de Maceió inicia implantação da rede de esgotamento sanitário na Avenida Gama

Via já recebeu obras de drenagem e agora recebe implantação da rede de esgotamento sanitário. Foto: Júnior Bertoldo/Secom Maceió

Com o olhar de esperança e o sentimento de gratidão, Maria Edenilza dos Santos, que mora há mais de 20 anso, na Avenida Gama Lins, no bairro Cidade Universitária, acompanha de perto as obras de implantação da rede de esgotamento sanitário da Prefeitura de Maceió, que avançam pela região e prometem trazer mais qualidade de vida para mais de 85 mil moradores.

“As obras chegando é um sinal de esperança, a gente fica confiante que vai concluir. A esperança a gente não perde. Eu quero pisar no asfalto. Isso vai facilitar muito a mobilidade de quem anda de carro, moto, a pé e também para os cadeirantes. É só gratidão”, ressaltou a moradora.

Em um tom de descontração, Edenilza contou, ainda, que já mudou até o nome da rua, diante da realidade sofrida, em que os moradores enfrentavam. “Em dia de chuva, a gente não consegue sair de casa, é muita lama, os carros ficam atolados, fora a água de esgoto que fica no meio da rua, juntando mosquitos e insetos. O endereço daqui é Avenida Gama Lins, mas eu digo que é gama lama, pois só tem lama”, contou.

Após a etapa da implantação das redes de drenagem e esgotamento sanitário, a região começará a receber o preparo, para que o solo tenha a segurança técnica necessária para ser pavimentado.

O mototaxista José Marlon, que mora há mais de 27 anos na região, revelou que a falta de infraestrutura sempre tem feito com que ele tenha prejuízos com a moto, que é seu meio de garantir o sustento da família.

“É uma obra muito esperada por todos nós, principalmente, por quem trabalha aqui como mototáxi. Eu, por exemplo, gasto muito com a manutenção da moto, é muito prejuízo. Já teve mês que eu gastei 500,00 reais. A tração acaba se desgastando com facilidade. Com a pavimentação, vamos ganhar mais agilidade, segurança e economia”, destacou Marlon.

As obras fazem parte do projeto Maceió Tem Pressa, que tem como objetivo tornar a cidade mais acessível e sustentável. Os recursos são fruto de um empréstimo de 70 milhões de dólares oriundos da Companhia Andina de Fomento (CAF).

Desde o seu lançamento, em julho de 2021, a iniciativa já pavimentou mais de 50 km em 11 bairros. Além de proporcionar qualidade de vida para cerca de 300 mil pessoas, as obras também estão garantindo mais de 270 empregos diretos aos maceioenses.