Geral
Serviços de beleza levam autoestima a pessoas acolhidas pela Assistência Social


Douglas Alves foi um dos primeiros atendidos com o serviço, no Alberque Manoel Coelho Neto. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
Todos os dias de manhã, a cabeleireira Cícera Braz se dirige a uma das unidades de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) para prestar os serviços de corte de cabelo, escovinha e chapinha.
Em alguns locais, ela atende praticamente só homens adultos, como no Albergue Professor Manoel Coelho Neto, no Poço. Mas quando vai a unidades de acolhimento de crianças e adolescentes, a escova é a mais pedida, principalmente, quando as meninas predominam entre o público atendido.
A rotina se repete desde agosto, quando a Semas implantou o serviço em suas unidades de acolhimento, e conta com mais uma profissional para o horário da tarde. Desde o início até o final de novembro, já foram mais de 120 atendimentos.
Um dos primeiros atendidos foi o Douglas Alves, quando estava de passagem pelo albergue municipal. A mudança garantiu a ele um novo corte de cabelo e um sorriso no rosto. “Fiquei mais maneiro”, brincou.
Para a educadora social Cláudia Cruz, que trabalha com crianças e jovens na Casa Lar, o resultado da ação é mais do que uma mudança de visual, é a elevação da autoestima dos meninos e meninas que vivem lá.
“É um trabalho muito importante, principalmente para as meninas, que gostam de se arrumar, se sentem mais bonitas, se sentem incluídas e não excluídas. Elas gostam de dar escova, chapinha, aparam as pontas, e os meninos também aderiram. Antes, eles contavam com a iniciativa de voluntários, mas hoje o serviço vem a cada 15 ou 20 dias”, conta.
Segundo a cabeleireira Cícera, o serviço prestado nas unidades de acolhimento da Semas rendeu a ela, além de uma renda extra, novas experiências de vida.
“Tem lugares em que o pessoal fica contando os dias para eu voltar. Aqui, na Casa Lar, as meninas amam quando eu venho, se sentem mais valorizadas, e eu gosto de fazer. É uma oportunidade para conhecer novas pessoas e ainda agregar valor e levar um pouco de autoestima às pessoas”, revela.
O serviço de corte de cabelo é realizado nas sete unidades de acolhimento da Semas e na Casa de Ranquines, que é uma parceira do Município.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B
-
5EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula