Geral
Vigilância Sanitária garante segurança ao consumidor com Selo “Pode Comprar Aqui”

Selo “Pode Comprar Aqui”
O selo “Pode Comprar Aqui” é uma ação da Prefeitura de Maceió, por meio da Vigilância Sanitária, que incentiva empreendedores a trabalharem de forma adequada e respeitarem as normas sanitárias. O objetivo do selo é assegurar a qualidade dos produtos, equipamentos, manuseio e higienização dos ambientes, em prol da saúde do consumidor.
De acordo com dados da Vigilância Sanitária de Maceió, já são 3.500 estabelecimentos beneficiados com o selo “Pode Comprar Aqui” durante 2022. Para a concessão do selo, são avaliados equipamentos, maquinários, o ambiente, a higienização, manuseio, validade de produtos e armazenamento. Tudo isso para garantir a saúde do consumidor. Durante as inspeções, a Vigilância também repassa orientações aos comerciantes para manter a qualidade na comercialização.
Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton dos Santos, o selo dá garantia de segurança ao consumidor e ao comerciante, pois comprova que o órgão esteve no local, e houve supervisão no empreendimento. “Com o selo significa que houve fiscalização e tudo está dentro dos padrões, consequentemente, mostra ao consumidor que aquele comércio oferece um bom serviço e um bom produto”, afirma.
“É necessário que a população possa identificar o selo nos estabelecimentos e ter ciência de sua importância, como relevante instrumento de garantia de qualidade sanitária”, reforçou Airton dos Santos.
Implantado no final de março de 2021, o selo tinha por objetivo inicial conter o Covid-19 em estabelecimentos comerciais, de modo a assegurar a saúde da população diante da situação de calamidade pública. Além disso, com a constante fiscalização da Vigilância Sanitária, com apreensões de alimentos impróprios e interdições de estabelecimentos fora das normas sanitárias, o selo também se tornou importante instrumento para que o consumidor identifique um local seguro.
Como adquirir o selo
Os comerciantes que desejam adquirir o selo podem solicitar uma visita dos fiscais da Vigilância Sanitária pelo telefone 82 3312-5496. A visita é agendada e, se o local oferecer todas as condições estabelecidas pelo código sanitário, será concedido o selo ao estabelecimento.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado