Geral
Especialistas mostram que Jesus pode não ter nascido em 25 de dezembro

Os primeiros cristãos se recusavam a comemorar o nascimento de Jesus, pois consideravam a comemoração de aniversário um costume pagão.
Não é impossível, mas é improvável que Jesus Cristo tenha nascido no dia 25 de dezembro, data na qual celebrações se espalham pelo mundo. A maioria dos estudiosos do tema elenca uma série de fatores que tornam praticamente impossível acreditar que o nascimento tenha ocorrido nesta data.
Na Bíblia, não há referência a dia ou mês e conclusões somente podem ser tiradas a partir da interpretação de passagens narradas. Os eventos que rodearam o nascimento de Jesus têm sido recontados ao longo da história e deixam muitas dúvidas.
Um aspecto fundamental para que o nascimento não tenha ocorrido em dezembro, muito menos no dia 25, já que a Bíblia não faz referenda ao dia, é que nesta época do ano era inverno em Israel. Desta forma, pastores não poderiam estar rebanhando ovelhas, até porque os campos se tornavam improdutivos neste período do ano. Outro ponto e que por ser um período de frio extremo seria especialmente difícil para Maria viajar grávida pelo longo caminho de Nazaré a Belém, cerca de 120 quilômetros.
Alguns pesquisadores acreditam que Jesus tenha nascido no período compreendido entre fins de setembro e início do outubro, tendo a concepção ocorrida em dezembro.
Nesta época ocorria a Festa dos Tabernáculos, ou Festa da Colheita, quando uma viagem como a feita por Maria era comumente admitida.
A Festa da Colheita era originalmente uma festa agrícola, assim como a Páscoa e Pentecoste. Ela comemorava o termino da colheita dos frutos e nozes do verão. Durava uma semana, relembrando os 40 anos de êxodo dos judeus no deserto após a sua saída do Egito. Nesse período o povo judeu não tinha terra própria, eram nômades e vivam em pequenas tendas ou cabanas frágeis e temporárias.
Mas se Jesus não nasceu em 25 de dezembro, como esta data passou a ser celebrada? Na historia da igreja, durante mais de 300 anos o nascimento de Jesus foi comemorado em diferentes datas: 06 de Janeiro, 25 de março, etc.
Os primeiros cristãos se recusavam a comemorar o nascimento de Jesus, pois consideravam a comemoração de aniversário um costume pagão. Em 354 o Papa Libério de Roma ordenou que o povo celebrasse em 25 de dezembro, provavelmente porque o povo de Roma já comemorava essa data como a Festa de Saturno. Mas essa data só foi fixada definitivamente por volta do ano 300, a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas nesse dia.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado