Geral

Como os dados geoespaciais e a prática analítica podem dar à sua empresa uma posição competitiva

22/12/2022
Como os dados geoespaciais e a prática analítica podem dar à sua empresa uma posição competitiva

Os dados geoespaciais podem parecer um pouco abstratos, mas estão em toda parte. Quer você esteja caminhando em um mapa para um novo local ou rastreando uma encomenda, estes dados nos ajudam a ver não apenas a localização de algo, mas também seu status, movimento e quaisquer eventos relacionados, muitas vezes em tempo real.  

Podemos confiar em tais dados na vida cotidiana, mas nos negócios eles são muitas vezes mal compreendidos e subutilizados. Para começar, podemos definir os dados geoespaciais como informações que consistem em três elementos principais. O primeiro é um evento ou fenômeno, o segundo é a localização e o terceiro é o tempo.  

Para as empresas, isto pode proporcionar uma visão inestimável das fraquezas, lançando luz sobre os problemas de maneiras inesperadas. 

O que são dados geoespaciais? 

Dados geoespaciais são quaisquer informações sobre um objeto, evento ou fenômeno em relação à sua localização na superfície da Terra. Muitas vezes podem incluir não apenas o endereço ou coordenadas do local do evento, mas também informações mais detalhadas, tais como carimbos de tempo, categorização e outras atribuições. O componente de localização é o que é crítico para a definição de dados geoespaciais e só uma única imagem de satélite atualizada grátis pode fazer uma grande diferença para o seu negócio. Isto significa que os dados não existem simplesmente em um vácuo; eles apontam inerentemente para um local real em algum lugar na terra. Isto faz com que os dados geoespaciais se comportem de forma um pouco diferente de outros tipos de dados, mas também facilita a visualização e a conceitualização.

A adição de outros atributos aos dados geoespaciais e imagens de satélite em alta resolução fornecem ainda mais contexto e abrem ainda mais possibilidades de análise. Por exemplo, a adição de um componente temporal permite o rastreamento de objetos e eventos dinâmicos, tais como a proximidade de um caminhão com entrega ao seu destino, ou quando uma tempestade forte sobre o oceano é susceptível de chegar a terra. Tais capacidades também fazem parte do que torna os dados geoespaciais únicos.

Tipos de dados geoespaciais?

Existem dois tipos principais de dados geoespaciais: dados vetoriais e dados rasterizados. 

Os dados vetoriais consistem em pontos, linhas e polígonos (áreas cercadas por linhas) e são normalmente usados para mapear estradas e corpos d’água. 

Os dados cadastrais consistem de píxeis dispostos em uma grade e são normalmente usados para mapear a cobertura do terreno ou topografia. Os dados raster muitas vezes contêm mais detalhes que dados vetoriais, mas também são mais difíceis de trabalhar, pois são maiores e mais difíceis de manipular. 

Como as empresas podem utilizar dados geoespaciais

A análise geoespacial pode combinar dados GIS de imagens de satélite de alta resolução grátis e comerciais, fotos de satélite e GPS, bem como informações históricas da Internet das Coisas com dados de operações de marketing de clientes. Em terminologia empresarial, este conceito é chamado de ‘geoinformatização’ da empresa digital.

As aplicações comerciais podem ser ampliadas com dados geográficos de GIS. Os usuários empresariais podem sobrepor dados comerciais em mapas com informações geográficas detalhadas, tais como topografia e imagens de satélite com alta resolução. Estes mapas podem ter várias camadas de diferentes tipos de dados, permitindo aos usuários empresariais visualizar as informações de diferentes maneiras, tais como uma camada de mapa térmico para visualizar a densidade de dados e uma camada de mapa para destacar áreas geográficas estatisticamente significativas usando sombreamento ou padrões.

Exemplos de aplicação

As aplicações comerciais que incluem dados geoespaciais e imagens de satélite de alta resolução espacial estão crescendo, e as ferramentas disponíveis para usar e integrar estas informações em aplicações comerciais estão melhores e mais fáceis do que nunca.

As empresas têm um número crescente de maneiras de trabalhar com dados geoespaciais, a saber

  • A identificação precisa dos segmentos de mercado está ocorrendo despacho efetivo e encaminhamento de manutenção os níveis de serviço são melhorados e os custos de combustível e de motorista são reduzidos são detectadas anomalias em aplicações para a saúde, programas sociais e uso de cartão de crédito
  • Localização de lojas novas, hospitais e armazéns com base na localização da concorrência e em dados demográficos
  • Identificação de superexposição em certas áreas
  • Melhoria da análise da terra e do solo na agricultura, e otimização do uso de nutrientes.

Os dados geoespaciais e a análise geoespacial podem definitivamente ser o próximo passo nos negócios para alcançar um melhor desempenho. O uso de dados geoespaciais e análise geoespacial nos negócios pode trazer benefícios grandes, desde organizar uma logística eficiente e resolver problemas de transporte até melhorar o processo de vendas e construir campanhas de marketing precisas através de uma abordagem personalizada.